Dr Fernando Henrique Canhoto Alves

Dr. Fernando Henrique Canhoto Alves Dermatologista | CRM-SP 161605 - RQE 75178

O Dr. Fernando Henrique Canhoto Alves destaca-se por uma formação acadêmica de excelência, construída inteiramente na Universidade de São Paulo (USP - Ribeirão Preto), uma das instituições mais prestigiadas do país. Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), concluiu sua Residência Médica em Dermatologia no Hospital das Clínicas da mesma instituição.

É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), certificações que atestam seu rigor técnico e atualização constante. Além da prática clínica, o Dr. Fernando possui atuação destacada no ensino médico, com experiência na função de Médico Preceptor no Hospital Sírio-Libanês, referência em qualidade assistencial na América Latina.

Sua expertise abrange desde o diagnóstico e tratamento de doenças complexas da pele, cabelos e unhas, até procedimentos de Cirurgia Dermatológica e Cosmiatria Avançada, aliando segurança e resultados naturais. Também possui experiência em pesquisa científica, com trabalhos publicados em imunodermatologia.

Quem é Dr Fernando?

Dr Fernando entrou na faculdade de Medicina em 2007 e terminou em 2013. Ele reprovou algum ano?

Não. Dr Fernando, pelo contrário, concluiu o curso de Medicina em 2013 com nota muito acima da média necessária para ser aprovado e com a maior nota da prova de residência geral da USP de Ribeirão Preto. Na verdade, o que houve foi que ele começou o curso de Medicina na Unicamp (Campinas-SP) em 2007 e em 2009 solicitou transferência para USP de Ribeirão Preto, sua cidade Natal. Na prova de transferência, com 300 candidatos por vaga, ficou em primeira colocação (mania de ficar em primeiro - risos). Porém, ao sair do segundo ano da Unicamp, foi necessário cursar o segundo ano na USP novamente por incompatibilidade de currículo, o que, para um jovem de 19 anos, não seria nada demais. Durante todos os anos da faculdade recebeu bolsa de iniciação científica e monitorias, visto sua excelência acadêmica. Sem dificuldades, apenas vitórias.

2. Como Dr Fernando se tornou Dermatologista? Ele tem título de especialista.

Ao terminar a faculdade de Medicina em 2013, serviu ao exército brasileiro em Campinas, em 2014 e, em 2015 voltou para Ribeirão Preto para residência médica em Dermatologia. Fez a residência no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da USP, concluindo-a em 2018, quando prestou a prova de título de especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, sendo aprovado, assim, pôde se registrar como médico especialista em Dermatologia na Associação Médica Brasileira (AMB) no mesmo ano. Tem o registro médico de São Paulo de número 161.605 e registro de especialista, nacional, de número 75.178.

3. Como vem sendo a atuação em Dermatologia desde 2018?

Dr Fernando atuou como médico Dermatologista diretamente ou como consultor (médico de interconsulta) em vários hospitais do eixo Anhanguera - Ribeirão Preto, Campinas e São Paulo. Em São Paulo, atuou como médico especialista de interconsulta no Hospital Sírio Libanês. Atuou em consultórios dermatológicos de médicos parceiros, realizando procedimentos desde cirúrgicos a cosmiátricos (estéticos) e atualmente atua com atendimento particular exclusivamente na cidade de São Paulo. Além dos atendimentos presenciais, presta atendimentos online no Brasil e mundo (literalmente). Atua também como mentor em Dermatologia voluntário junto à equipe do Educadoc.

4. Dr Fernando atua em estética?

Não. Dr Fernando é dermatologista e exerce a arte da cosmiatria, que, aos leigos, pode ser chamada de “estética" mas está muito além do embelezamento temporário da pele. Está no cuidado integral e contínuo da pele, desde o diagnóstico das causas do envelhecimento da pele daquele paciente, assim como, frente a isso, a melhor indicação de tratamento medicamentoso, seja tópico ou oral, ou cosmiátrico-cirúrgico, como aplicação de ácido hialurônico, estimuladores de colágeno, toxina botulínica, até peeling, laser não ablativo ou ablativo, etc etc etc.

5. Onde Dr Fernando cursou cosmiatria?

Cursou? Cursa há 11 anos. (Risos). Iniciou seus estudos em cosmiatria durante a residência médica em 2015 e se mantém atualizado em cursos e congressos nacionais e internacionais, dentre eles, os oferecidos por laboratórios com Galderma ou sociedades médicas como a Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, das quais é membro titular.

6. O que a pele precisa para ser jovem e bela?

Ácido, toxina botulínica e preenchimento, no mínimo. Alegria, felicidade e dinheiro no bolso ajuda no viço da pele. (Risos). Porque, sem dinheiro, não dá pra pagar o laser nossos de cada dia, nem pelos retoques do Botox. (Risos)

7. Por último: qual sua frase preferida?

Tenho duas… A primeira é minha: "Vai passar no crédito, débito ou pix?”… A segunda é do paciente: “Amei, doutor!”.