Protocolo Peeling Manchas das Mãos (Melanose senil)
Dermatologista Responsável: Dr. Fernando Henrique Canhoto Alves
Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), CRM SP 161605
1. Introdução e Propriedades
Este documento descreve as propriedades químicas, a técnica de aplicação e os cuidados pós-procedimento para a destruição focal de lesões pigmentadas benignas, sobretudo “melanose actínica (ou senil)” do dorso das mãos utilizando Ácido Tricloroacético (TCA) 20-30% em Gel aristoflex.
Diferente dos peelings líquidos convencionais, esta formulação de alta viscosidade permite uma aplicação precisa que, apesar de homogênea, pelo maior contato do ácido tricloroacético mesmo em pequenas concentrações possibilita descamação leve nas áreas da pele sem lesões e descamação mais intensa nas melanoses actínicas, que, além de hipercromia, apresentam hiperceratose discreta.
Esse método previne a descamação de lesões isoladas, sem tratamento da pele ao redor das manchas, o que resulta em despigmentação em confete.
Mecanismo de Ação
O TCA atua através da queratocoagulação (precipitação de proteínas), ocorrendo em duas etapas principais:
Desnaturação Proteica: Ao contato com a epiderme, o ácido causa a coagulação imediata das proteínas, resultando no frosting grau I na pele não acometida e grau II a III nas lesões actínicas.
Necrose Controlada: A reação destrói os queratinócitos que armazenam o excesso de melanina.
Diferencial do Gel: O polímero Aristoflex estabiliza o ácido, evitando o escorrimento comum em soluções líquidas e garantindo segurança total à pele normal, além de potencializar a ação do ATA mesmo em baixas concentrações.
2. Indicações Terapêuticas
O protocolo é indicado para o tratamento de lesões pigmentadas superficiais e benignas, confirmadas pelo diagnóstico clínico e dermatoscópico sempre que necessário:
Melanose actínica (ou senil): mais comuns no dorso das mãos de idosos, além da hipercromia dada pelo aumento da melanina, apresentam aumento da espessura da epiderme (queratina) e até aumento do número de melanócitos na camada basal devido ação do sol na pele sem fotoprotetor.
Outras lesões hipercrômicas, com melhores alternativas terapêuticas do que o ATA em Gel de Aristoflex.
Lentigos Solares: Manchas hipercrômicas no rosto, mãos e colo. Melhor tratadas com lus intensa pulsada/peeling médio convencional.
Ceratose Seborreica Plana: Lesões levemente elevadas em estágio inicial. Melhor tratada com eletrocoagulação e curetagem ou laser ablativo como Er:Yag ou laser de CO2.
Dermatose Papulosa Nigra: Pequenas pápulas escuras (com aplicação cautelosa). Melhor tratadas com cirurgia dermatológica, eletrocoagulação e curetagem associada a não a peeling superficial/médio. Laser ablativo apresenta alto risco de hipocromia que lembra confete (de carnaval).
Efélides (Sardas): Agrupamentos pigmentares resistentes. Melhor tratadas com fotoproteção, visto serem reversíveis. Podem ser melhor tratadas com clareadores tópicos, luz intensa pulsada ou até Nd:YAG Q-switched.
3. Execução Técnica
O procedimento é feito com ácido altamente corrosivo em veículo que potencializa e prolonga a ação do ATA, que, em meio aquoso, teria seu tempo de ação limitado. Deve ser feito por médico e acompanhado, sem interrupção, do início da aplicação à neutralização do peeling.
Etapas do Procedimento:
Preparação: A pele é desengordurada com solução especial desengordurante para garantir a penetração uniforme do ácido. Anestesia é contraindicada.
Aplicação: é feita pelo médico, na área a ser tratada e exclusivamente nela, com as próprias mãos enluvadas.
Ponto Final Clínico: Aguarda-se o branqueamento da área (frosting) das lesões melanocíticas (manchas de sol) e vermelhidão na pele ao redor. Durante o procedimento, sensação de pinicação e ardência que será amenizada com fluxo de ar - leque ou cooler.
Neutralização: O ATA gel não se neutraliza sozinho como em outras formulações. Ao atingir o frosting no grau desejado pelo dermatologista, o paciente deverá, imediatamente, lavar as mãos com água e sabonete em água corrente conforme orientação médica no consultório.
4. Cuidados e Fases Pós-Procedimento
A recuperação assemelha-se à de um tratamento a laser ablativo não-fracionado.
| Fase | Tempo Estimado | O que esperar |
|---|---|---|
| Escurecimento | 0 a 48 horas | A mancha branca torna-se marrom-escura ou cinza (oxidação). |
| Crosta | 2 a 3 dias | A textura da mancha endurece, formando uma crosta fina. |
| Descamação (Rosto) | 5 a 7 dias | Queda natural das crostas faciais. |
| Descamação (Corpo) | 10 a 15 dias | Queda das crostas em mãos e braços. |
5. Resultados e Expectativas
Imediato: As manchas parecerão mais escuras ("queimadas") até a queda da crosta.
Médio Prazo: Após a descamação, a pele subjacente fica rosada. O clareamento total ou redução significativa ocorre em 2 a 3 semanas.
Sessões: Geralmente, uma única sessão remove de 60% a 80% da pigmentação. Retoques podem ser agendados após 27 dias se necessário.
Filtro solar: Filtro solar com FPS 50+, preferencialmente mineral, é obrigatório após o procedimento durante o dia. Ver lista de filtros minerais recomendados abaixo.
Hidratação calmante: Antes do filtro solar e a noite, hidratação específica para alívio dos sintomas e facilitação de requeratinização uniforme é essencial. A hidratação constante do local tratado reduz a sensação de repuxamento comum na primeira semana após o peeling.
Corticóides: nos primeiros dias, algum creme ou pomada com corticosteroide pode ser necessária para aliviar a ardência (dermatite de contato por ácido dermatológico), com potência a ser escolhida pelo dermatologista.
Analgésicos: alguns pacientes podem sentir dor nos primeiros dias após o procedimento, o que é normal, caso não seja excessiva. Novalgina 1 g efervescente de 6/6h, Tylenol 500 mg ou até Tylex podem ser necessário associados ou não a anti-inflamatórios com maior ação analgésica como Toragesic, Biprofenid ou Arcoxia se indicados.
Limpeza: A limpeza das mãos deverá ser feita de forma delicada, sem forçar a saída das crostas, utilizando creme hidratante antes de lavar as mãos e após. Lista de agentes de limpeza estão indicados na lista abaixo.
6. Informações Administrativas
Reembolso e Documentação
Para facilitar o processo junto às operadoras de saúde:
Documentação: Fornecemos relatórios médicos com CID-10 L81.4 (Lentigo Solar) e recibos técnicos para pedidos de reembolso (Livre Escolha).
Crédito de Avaliação: O valor investido na consulta de avaliação técnica é integralmente deduzido do custo do procedimento, caso o paciente opte por realizar o protocolo.
Contato e Agendamento: Para dúvidas técnicas ou marcações, fale com nossa recepção via WhatsApp: +55 (11) 91586-1758.
Recomendações Pré e Pós-Peeling de ATA (Dorso das Mãos)
Orientações do Dr. Fernando.
1. Filtros Solares 100% Minerais (Físicos)
Estes produtos são essenciais para proteger a pele sensibilizada sem causar irritação química.
Fluid Mineral FPS 50 – Adcos® (Brasil)
Anthelios Mineral One FPS 50+ – La Roche-Posay® (França)
Photoderm Cover Touch FPS 50+ – Bioderma® (França)
Episol Mineral FPS 30 – Mantecorp Skincare® (Brasil)
Fotoprotector Fusion Fluid Mineral FPS 50 – ISDIN® (Espanha)
Fluido Mineral FPS 50+ – Avène® (França)
Physical Fusion UV Defense FPS 50 – SkinCeuticals® (EUA)
Capital Soleil Mineral Tinted FPS 60 – Vichy® (França)
Sun Sensitive Mineral FPS 50 – Eucerin® (Alemanha)
2. Cremes Hidratantes e Reparadores
Indicados para restaurar a barreira cutânea e acelerar a cicatrização após o procedimento.
Cicaplast Baume B5+ – La Roche-Posay® (França)
Lipikar Baume AP+M – La Roche-Posay® (França)
Epidrat Calm Corporal – Mantecorp Skincare® (Brasil)
Cicabio Creme – Bioderma® (França)
Cicalfate+ Creme Reparador Protetor – Avène® (França)
Epidermal Repair – SkinCeuticals® (EUA)
Fisiogel A.I. Loção Cremosa – Megalabs®/Stiefel® (Alemanha)
Bepantol Derma Hidratante Restaurador Corporal – Bayer® (Alemanha)
3. Agentes de Limpeza Suaves
Produtos com pH fisiológico ou neutro para higienização sem agressão.
Sabonete Neutro de Aloe Vera – Adcos® (Brasil)
Cicaplast Lavant B5 – La Roche-Posay® (França)
Lipikar Surgras – La Roche-Posay® (França)
Pureté Thermale Espuma de Limpeza – Vichy® (França)
Epidrat Calm Sabonete Líquido – Mantecorp Skincare® (Brasil)
Germisdin Calm (pH Neutro) – ISDIN® (Espanha)
Sensibio Gel Moussant – Bioderma® (França)
XeraCalm A.D Óleo de Limpeza – Avène® (França)
Recomendo que faça cadastro no Dermaclub para obter desconto e acumular pontos para compras futuras.